Cultura

Páscoa – De onde surgiu o Coelho e os Ovos?


bugsbunny1024x768

Wikipédia

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

About these ads

5 pensamentos em “Páscoa – De onde surgiu o Coelho e os Ovos?

      • Em Ribamar Fiquene no estado do Maranhão, no Brasil, as autoridades administrativas públicas municipais, costumam distribuir ovos de chocolates nas escolas da rede pública e fazer comemorações festivas em alusão ao simbolismo da páscoa, em meio a este simbolismo está a presença do coelho e dos ovos de chocolates como elementos indispensáveis ao ato de comemoração pascal.
        Há também grupos religiosos que criticam o uso destes elementos como simbolo de uma data importante, a páscoa, chegam a dizer Jesus Cristo, supremo pastor, está sendo trocado por um Coelho, mas em meio a tanta fanfarra até algumas igrejas utilizam o símbolo como prática de suas tradições.
        Há ainda pessoas ligadas a igrejas ou grupos religiosos que compartilham a data, contrapondo seus ideais religiosos, e o fazem muitas vezes mesmo que sua igreja não aceite tal prática.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s