Best Of 2010 – O ano MMX em revista


Hoje relembro os grandes acontecimentos internacionais do ano de 2010, e algumas coisas que podem mudar a nossa vida de aqui em diante.
Confiram quais são.


Erupção do Vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia
Lançou cerca de 150 mil toneladas e CO2 para a atmosfera, mas impediu milhares de voos um pouco por toda a Europa, que no seu conjunto, iriam lançar na atmosfera mais de 344 mil toneladas de CO2. Graças à erupção deste vulcão, o ambiente poupou 206 mil toneladas de CO2, o que torna este o primeiro vulcão ecológico da história.


Salvamento dos Mineiros do Chile
Por todo o mundo existem milhões de mineiros, e tal como muitas profissionais em serviços perigosos, estes não tinham qualquer visibilidade por parte da sociedade até o incidente que prendeu 33 mineiros a 700 metros de profundidade, numa mina do Chile. O salvamento dos mineiros envolveu inúmeras agências, entre as quais a própria NASA, que forneceu maquinaria, e suporte técnico para que o salvamento fosse feito com sucesso.


Mundial de Futebol na África do Sul
Pela primeira vez, um grande evento mundial realizou-se no continente Africano, abrindo precedentes para futuras realizações de outros tipos de eventos. A segurança dos participantes e do público não foi posta em causa, apesar de ter havido (oficialmente) apenas um incidente num hotel onde estavam dois jornalistas portugueses.


Automóveis autónomos
A Google, em conjunto com diversas universidades, conseguiram criar veículos que não precisam de condutor, e que conseguem desviar-se de obstáculos que encontrem no percurso.
Apesar de a venda de veículos autónomos não estar para breve, é sem dúvida um passo em frente para um futuro tecnológico promissor.


Sistema Operativo Android
Este pode até ser um produto inovador, que muitos nem sequer o vão reconhecer como tal, mas o Android é sem dúvida uma fonte de criatividade, de que o mundo já precisava, para que a marca da maçã não sugasse os grandes produtores de software apenas para si.
O Android é “livre”, mas só para quem compra telemóveis com preço superior a 150€. A tecnologia tem o seu preço, e isto não é novidade para ninguém.


Facebook
Não me falem de redes sociais, porque não existem redes sociais, existe sim uma rede social, o Facebook.
Podem continuar a inventar novas formas de interagir, com conhecidos, amigos, ou até desconhecidos, mas nunca houve uma rede tão densamente povoada, como é o Facebook.
A ascensão desta rede pode ser devida a uma feliz coincidência do aumento das vendas de aparelhos portáteis e ultra-portáteis, com a massificação da Internet. De qualquer forma, este já é o site que gera mais tráfego em todo o mundo, e o segundo com mais visitas de todos os tempos.


O Adeus para os que partiram neste ano
Este foi um ano pesado para os portugueses, pois vimos desaparecer muitas faces conhecidas, e por quem de alguma forma havia um certo carinho, apesar de serem muito poucos os que tiveram a sorte de conviver com essas pessoas. Falo de José Saramago, António Feio, o cantor Beto, Carlos Pinto Coelho, João Aguiar, Rosa Lobato Faria, até ao (des)conhecido José Manuel Serra, “O Senhor do Adeus” entre muitos outros.
Além destes famosos, é certo que tal como eu, muitos de vocês também viram desaparecer alguém querido, e felizmente também devem ter celebrado a vida de quem nasceu durante este ano.
Mas a história de cada pessoa, só pode ser contada no fim da sua vida, e não no inicio, e é através do nome de cada um que essa história é passada, e recordada, por quem quer conhecer e reconhecer todas estas grandes personalidades.

Deixo-vos um desejo de um boa passagem de ano, e que 2011 seja muito melhor que 2010.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s