O último suspiro do Symbian?


Apesar de os Fan-boys do Android e iOS já nem sequer prestarem atenção quando se fala do Symbian, a realidade é que este ainda é o sistema operativo móvel mais vendido em todo o mundo. E sabem porquê? Devido ao preço, e versatilidade como é óbvio.

A Nokia está a preparar para lançar uma “última” actualização para o sistema operativo Symbian, para torna-lo num sistema mais interactivo e apetecível. Aquela que deveria ser a versão 4 (S^4), torna-se agora num update para um Symbian que deve (ou deveria) desaparecer em 2012.
Os Nokia N8 e E7, poderão vir a receber esta actualização, ainda neste Verão.

Com esta noticia, fico ligeiramente céptico quanto à intenção da Nokia substituir o Symbian pelo Windows Phone 7.
A parceria com a Microsoft, tal como a parceria como a Intel com o projecto MeeGo, são quanto a mim, duas soluções de recurso da Nokia, contra a evolução actual dos sistemas móveis. E a não ser que comecem a surgir Windows Phones, ou Meego’s com preços inferiores a 100€, tenho algumas dúvidas de que estes sistemas possam alguma vez substituir o Symbian, até porque é neste sector que a Nokia sempre se destacou, e ainda destaca.
Se não acreditam, vejam a tabela seguinte, onde está fixado o número de aparelhos vendidos pelos maiores criadores mundiais de smartphones.

Como podem ver na tabela, a Nokia vendeu mais de 111 milhões de smartphones com Symbian no ano 2010.
Daqui também se destaca o Andoid, que foi sem dúvida o sistema que mais cresceu entre os anos de 2009 e 2010, com 67 milhões de aparelhos vendidos no último ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s