Realidade Aumentada – Futuro ou mais do mesmo?



Desde aplicações geradas a partir de imagens reais, ( informação sobre monumentos, serviços, redes…), à nova interactividade da imprensa, livros,  aos eternos jogos, ou aplicações indutoras de produtividade. A realidade aumentada tem dado pequenos passos, mas o impacto impressionante e motivador.

A Realidade Aumentada é muitas vezes associada a imagens impressas estáticas, que quando vistas a partir de uma câmara, num determinado site ou aplicação, produzem um objecto 3D. Com a normal evolução da tecnologia, esses objectos tornaram-se em animações, jogos, e mais recentemente em vídeos 3D.
Mas não são apenas as câmaras o único meio tecnológico gerador de R. A., os GPS auxiliados por sensores digitais são capazes de mostrar o mundo como nunca o vimos, misturando imagens reais, com informação sobre esses mesmos locais. Com esta tecnologia, o típico bar “Escondido” passa a estar visível. Do mesmo modo, a R.A. pode ajudar alguns técnicos amadores a efectuar o seu trabalho de uma forma mais rápida, e sem necessidade de consultar manuais de uso.
Na Medicina esta tecnologia pode ser usada para encontrar anormalias (cancros, tumores, etc…) em tempo real, sem necessidade de se perderem horas para encontrar um possível problema, cuja cura depende de um rápido diagnóstico, e onde todas as horas perdidas na sua procura, são demasiado valiosas.
Maravilha-te com algumas maravilhas da tecnologia nos vídeos seguintes:

Rock Band do futuro

Qualcomm AR Challenge 2010

BMW AR

Livro da Terra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s