TEDx – Dois Portugueses, duas ideias para tornar Portugal num sitio melhor



Não sei quantas pessoas há neste país, que tal como eu, conseguem visualizar soluções economicamente viáveis para alguns dos problemas existentes em seu redor.
Mas entre encontrar uma solução até criar o modelo de negócio, vai uma enorme distância, e diga-se que nem toda a gente é capaz de os tornar realidade.

Apresento de seguida, dois exemplos de empreendedorismo de sucesso, e com origens completamente diferentes.

Joaquim Casado é ex-presidente da junta de freguesia da Ericeira. Com um orçamento inicial de apenas 20 mil €, este começou a promover a recolha de resíduos, reciclagem. Recuperou pessoas da rua, criou 18 postos de trabalho, adquiriu 6 veículos de recolha de resíduos, 2 retro-escavadoras, entregou comida a famílias necessitadas, tudo em apenas um mandato.
Apesar de ser um exemplo, foi perseguido por diversos mecanismos do estado, viu os seus bens penhorados, mas conseguiu dar a volta por cima, e é hoje um verdadeiro herói para muitas famílias da Ericeira.

Sandra Fisher-Martins é uma promotora pela simplificação da linguagem, de modo a que todas as pessoas consigam facilmente compreender. Enganas-te se pensas que não há vantagens em escrever de forma simples.
Devido à iliteracia, muitos portugueses perdem oportunidades, e acabam até por perder dinheiro devido à falta de compreensão da linguagem falada ou escrita.

Links: Site Português Claro


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s