Bombas de àgua low cost para combater a Seca


A água potável é o recurso mais importante do nosso planeta, sem ela não existiria a vida tal como a conhecemos. Este recurso é um dos principais impulsionadores no preço dos alimentos, devido às elevadas quantidades necessárias para manter as explorações agrícolas.

Em Portugal, as barragens garantem o fornecimento de água para a rede pública e simultaneamente para os regadios agrícolas, no entanto, em muitos locais do mundo, a água nem sempre está acessível, e é nesses locais onde a mais pequena tecnologia pode fazer a diferença.
No seguimento deste artigo, vejam alguns sistemas hidráulicos capazes de revolucionar o mundo, mas ainda pouco conhecidos.

Aríete/Carneiro Hidráulico (Ram Pump)
Para a usabilidade deste sistema, é necessário um desnível mínimo de 1 metro, entre o ponto de extracção da água, e a bomba hidráulica, e este consegue elevar a água até uma altitude de 40 metros, sem outras fontes de energia além da corrente gerada e o peso da água no tubo de abastecimento.
Para grandes propriedades, este é sem dúvida um excelente investimento.

Bomba de corda (soga)
Este sistema manual é bastante simples de construir e permite um fluxo de água continuo com um esforço mínimo. Não é uma solução para quem precisa de muita água, no entanto, para pequenos espaços, ou para retirar água de poços, poderá ser uma excelente alternativa ás bombas eléctricas.

Bomba de Roda
Uma boa solução para quem vive perto de cursos de água, e em locais com pouco relevo. Este tipo de bomba não permite elevar muito o fluxo de água, mas a carência de esforço físico para a sua utilização, e a montagem relativamente simples, são duas mais valias para este sistema.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s