Nokia PureView 808 tira fotos de 41MP


Os Criadores

Eero Salmelin e Juha Alakarhu, (na foto), são os dois investigadores da Nokia responsáveis pelo desenvolvimento da super câmara do PureView 808.
A ideia surgiu numa conversa de café, durante uma viagem de negócios a Tóquio, onde os dois investigadores tentavam procurar meios de obter melhores fotos. Um feito bastante difícil devido ao pequeno tamanho dos  habituais sensores embutidos nos telemóveis.
Em 2009, conseguiram concretizar uma primeira versão da nova câmara, capaz de tirar fotos e melhorá-las segundo algoritmos próprios. Quando as primeiras fotos foram comparadas com uma câmara de referência, Eero e Juha ficaram impressionados com a qualidade destas, pois as suas fotos eram melhores do que as fotos obtidas pela câmara de comparação. Nasceu assim a tecnologia do PureView.

Sobre o PureView

Ecrâ de 4″ e processador de 1,3 Ghz são dois pontos a favor neste aparelho, mas o factor X do PureView 808  é a câmara com um formato óptico de 1/1.2″. Esta permite maior absorção de luz, em comparação às câmaras típicas, oversampling/sobreposição de fotos para melhor definição, gravação de vídeo HD e zoom real  sem perda de qualidade, tanto em fotos como vídeo, tal como qualquer câmara profissional.

Este aparelho foi construído em torno da câmara, e trás na bagagem o sistema operativo Symbian Belle.

O processador de 1.3Ghz fornece  poder suficiente para manter tudo a correr suavemente, inclusive os conteúdos de alta definição. Antes do PureView chegar às prateleiras, ainda existem algumas arestas para alisar, especula-se no entanto que este seja comercializado até ao final de 2012.

UPDATE: O Nokia Pereview 808 foi galardoado com o prémio de “Melhor novo telemóvel ou tablet no Mobile World Congress 2012“.


Anúncios

2 Comments Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s