Câmara fotografa objectos ocultos


O MIT é sem dúvida uma das instituições com maior número de avanços tecnológicos produzidos por metro quadrado, e este recente projecto é mais uma a adicionar à lista.

No Massachusetts Institute of Technology foi desenvolvida uma “máquina fotográfica” laser capaz de reconhecer objectos 3D escondidos por obstáculos, situados entre a câmara e estes.

O processo que parece simples, apesar de não o ser, consiste no seguinte:
A câmara dispara um curto raio laser, este embate numa parede reflectora e refractora, ou seja, reflecte e dispersa o feixe em diversas direcções. Os fotões dispersos atingem o objecto ou a paredes por detrás deste, são reflectidos novamente para a primeira parede e chegam à câmara em tempos diferentes. Este processo é repetido em diferentes direcções, e após recolhida toda a informação, procede-se à reconstrução do objecto, através de algoritmos criados pelos investigadores.

A resolução de imagem deste processo é dado pelo tempo de emissão do feixe inicial, 2 picosegundos, ou seja, o tempo suficiente para a luz viajar 0,6 mm.

A repetição do processo de envio e captura dos fotões laser, e a respectiva reconstrução do objecto em 3 dimensões demora alguns minutos, mas com alguma optimização espera-se conseguir executar todo o processo  em apenas 10 segundos.

Mais uma vez, e como tantos outros projectos, este terá algumas vantagens para uso policial ou militar, apesar de se saber que após 10 segundos, muito pode mudar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s