Aprender a Programar



Tal como muitas outras áreas da educação, a programação está a evoluir para um estado cada vez mais livre e acessível a qualquer pessoa com vontade de aprender, e criar.
O primeiro passo de um programador e normalmente o mais difícil, é saber por onde começar. Se és estreante ou apenas aprendeste uns conceitos básicos de programação, vou tentar guiar-te na direcção certa.

C e Java são talvez duas das linguagens mais famosas/usadas da actualidade, e provavelmente as mais fáceis para iniciantes. Se não tens medo de instalar programas (IDE’s) para compilar e executar código, ou se em alternativa tiveres coragem suficiente para efectuar estas tarefas na linha de comandos, qualquer uma destas duas linguagens é uma boa escolha. Mas se queres aprender os conceitos de programação sem qualquer compromisso, o Code Academy e site do W3Shools são duas alternativas a ter em conta.

Mais detalhes de seguida.


1 – O caso do Code Academy
Code Academy é o novo “Guitar Hero” da programação. O site esta activo desde o mês de Fevereiro de 2012, e apenas na primeira semana de funcionamento, conseguiu 300 mil adesões.
O site é orientado para o ensino da programação Web através de Javascript, Ruby, Python, e mais recentemente foram adicionados editores HTML e CSS. Os estudantes conseguem criar e executar código directamente no site, sem instalar qualquer programa adicional. Através de demonstrações, exemplos de código e recompensas em forma de “crachás” virtuais, consoante as metas conseguidas. O site é totalmente em Inglês.
Team Three House é outro site semelhante, dedicado ao desenvolvimento Web e aplicações iOs.

2 – Youtube
O Youtube é sem dúvida um pau para toda a obra. É comum dizer: “Se existe, está no Youtube”, e esta afirmação é cada vez mais verdade com o crescimento desta que é a maior rede audiovisual do mundo. Para aprender programação, este será um dos sites mais interactivos.

3 – Fóruns da especialidade:
Existem às centenas, e para todas as línguas, portanto vou apenas destacar o principal site made in Portugal, para programadores de língua portuguesa.
Portugal a Programar: Este fórum é totalmente português, e contém tutoriais/discussões sobre diversas linguagens e plataformas existentes. Se não estão à vontade com o Inglês, este poderá ser um bom porto para tirar dúvidas, e aprender através de tutoriais.

4 – Enciclopédias digitais (Wiki)
Não é tão interactivo como o Youtube, mas pode ser muito mais completo em determinados assuntos.
Na Wikipédia, Wikibooks e afins, existem milhares de conteúdos à espera de serem descobertos, e à distância de uma palavra chave, ou uma frase bem descritiva.

5 – Outros sites de Especialidade
W3Schools: De um modo semelhante à Code Academy, aqui podes aprender a criar conteúdos Web em pleno browser. Entre as linguagens existentes no site destaco HTML, CSS, XML, JavaScript, PHP, SQL, ASP entre outras.
C Programming: Tal como o nome indica, aqui podes aprender a programar em C e C++.
JAVA: Esta é uma programação orientada a objectos, normalmente não é aconselhável começar a programar neste tipo de linguagens.
LearnPHP.org: O PHP está direccionado para a Web, e faz parte do extenso reportório de linguagens presentes no W3Schools, mas mais um link sobre esta linguagem, não faz mal a ninguém.

Dicas para Programadores:
– Saber falar/ler Inglês; Apesar de tudo, os portugueses são sortudos neste aspecto, devido à herança do inglês vinda do ensino básico e a grande quantidade de conteúdos nesta língua a que estamos expostos, que facilitam o nosso desenvolvimento nesta língua. Isto é extremamente importante na área da programação.

– Ganhar gosto pela programação; Quem não é programador tem uma noção errada do que é programar, e quem inicia a sua vida na programação, contínua com essa falsa ideia de que programar é realmente um acto monótono, e sem graça. Mas quem sabe programar, e sabe usar os seus conhecimentos para resolver quase qualquer problema, seja ele de que tipo for, então a programação ganha uma nova cor.

– Praticar, praticar, praticar…; Sem prática, o talento não surge. Sem talento, nada feito.

– Errar, compreender e voltar a tentar; Diz-se que errar é humano, mas cair várias vezes no mesmo erro é estupidez. Tenta sempre compreender onde erraste e aprenderás a solucionar novos problemas.

– Recriar e Reinventar; Sempre que se aprende algo novo, a primeira reacção é tentar encontrar um caso útil para se usar esse novo conhecimento. Mas o conhecimento não faz o inventor. Aqui é a criatividade que faz a diferença. Encontrar várias formas de pensar para concretizar o mesmo objectivo pode ser a melhor arma de um programador.

– Saber Procurar; Ninguém sabe tudo, portanto deves procurar saber como se soluciona um problema usando os melhores meios disponíveis. Usa o Google ou o Youtube, mas o importante é conseguir achar a solução, ou um método a partir do qual consigas produzir a solução do teu problema.

O assunto é a programação, mas estas dicas encaixam perfeitamente em outras áreas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s