Super Lua pode ser vista a 5 de Maio…


No próximo dia 5 de Maio, 2 fenómenos da Lua vão coincidir tornando esta data num dia e noite de Super Lua.
A 5 de Maio, O planeta Terra vai estar alinhado entre a Lua e o Sol, dando origem à Lua Nova, e simultâneamente a Lua estará no perigeu da sua órbita, ou seja, no ponto mais próximo da Terra de toda a sua órbita.

A Super Lua terá cerca de 16% mais brilho do que o normal, e mais 42% de força tidal (afecta as marés), comparando com o apogeu da Lua (ponto mais afastado).
Esta combinação de eventos é uma excelente ocasião para fotografar a Lua, de preferência quando esta está próxima do Horizonte, e por razões que ainda não são muito claras, (Ilusão Óptica provocada pela atmosfera?), a Lua parece muito maior.

Muitos investigadores afirmam não haver razões para alarme para a proximidade da Lua à terra, no entanto, alguns dos mais recentes grandes terramotos e tsunamis dos últimos anos, coincidiram com o Perigeu da Lua, e alguns casos também com o alinhamento de outros planetas do sistema Solar com a Terra.

Curiosidade: A proximidade da Lua à Terra era para os nossos ancestrais uma altura em que aconteciam eventos estranhos, algumas pessoas enlouqueciam, agiam de forma irregular, aliás, foi daqui mesmo que terá surgido o termo latim de Lunáticos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s