[Opinião] Optimus e Vodafone Bloqueiam VoIP nos Smartphones


A Optimus e a Vodafone estão a tratar o VoIP como um serviço de Internet adicional, não como uma conexão que faz parte da própria rede.

A luta contra um fim anunciado para as chamadas de Voz?
Quando surgiu o primeiro telégrafo, ninguém pensava ser possível comunicar à distância por Voz, até à chegada do primeiro telégrafo de voz, mais tarde apelidado “Telephone”.
As primeiras redes telefónicas surgiram nos finais do século XIX. A primeira rede pública Portuguesa foi inaugurada em “Lisboa a 26 de Abril de 1882” (fonte: Telefone @Wikipedia). Durante um século os telefones foram reis e senhores das telecomunicações. Entretanto, nos finais do séc. XX surgem as SMS.
Apesar de não substituírem o telefone, as SMS foram a forma de comunicação mais vulgar até à chegada das redes e chats sociais.

Com a chegada dos serviços de Internet aos telemóveis, o telefone e as SMS não desaparecem mas perdem utilizadores a cada dia que passa.

Pagar mais por menos?
A qualidade dos serviços de Voz sobre IP estão muito longe da qualidade actual das chamadas, visto este ser um serviço antigo e claramente desactualizado tendo em conta a tecnologia actual. Será legal se uma operadora cobrar o mesmo ou até mais pelo uso de VoIP do que por uma chamada de voz? Eu diria que não, mas a realidade poderá ser diferente.

VoIP é Internet, mas Internet é muito mais!
O protocolo VoiP faz parte do acesso à Internet, bloquear este serviço é semelhante a vender um serviço de Internet com bloqueio de acesso às páginas HTML.
De qualquer forma, o bloqueio deste serviço não é o fim do mundo.
Qualquer programador capaz de criar um software de transmissão e recepção de dados em tempo real,(ex: Chat), é capaz de criar uma alternativa ao VoIP sobre a camada de dados da Internet, tão rapidamente como os administradores das Operadoras Móveis conseguem criar tarifários.
E não, não há forma das Operadoras filtrarem esses conteúdos, sem terem de filtrar todas as nossas comunicações e invadirem a privacidade do cliente.

Conclusão:
Como empresas geradoras de lucros e não de despesas, as Operadoras Móveis têm todo o direito em dar acesso ou bloquear serviços quando não estão definidos no contrato. Entretanto devem moderar-se quanto ao uso das palavras ACESSO À INTERNET e INTERNET ILIMITADA nos seus tarifários quando existem tarifários com VoIP bloqueado ou com preços adicionais por este serviço, sobre o serviço já pago de Internet, sob o pretexto de dupla cobrança de um serviço os clientes.

Este artigo de opinião não pretende afectar nenhuma das empresa em questão, mas informar os respectivos utilizadores.

One Comment Add yours

  1. Alberto diz:

    BARRAR um Protocolo de Internet é Estúpido! Isto é ser “mesquinho” e prestar um mau serviço aos clientes! A ideia que os Responsáveis da Vodafone estão a fazer! É intolerável.
    Bloquear (VoIP) um protocolo de Internet sobre um serviço de Internet é demais! Como a bandalhice do País permite tudo!

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