[Música] O instrumento com 12 Olhos



A música moderna está a substituir os típicos instrumentos de botões, teclas, cortas ou de sopro, por novos conceitos sensíveis ao toque, aos movimentos e num futuro próximo, controlados pela mente. O Dodecaudion é um desses instrumentos.

Jakub Kozniewski em conjunto com outros elementos da panGenerator e posteriormente da Hedoco, foi responsável pela criação do Dodecaudion.
Este dispositivo deve ser mantido no ar, preso a qualquer estrutura alta (quanto baste), para posteriormente ser manuseado através dos interfaces gestual e espacial, a partir dos quais podem ser gerados diferentes sons em cada uma das suas 12 faces.

Este conceito criado sobre a plataforma Arduino, envolta num dodecaedro de alumínio, gera dados consoante os movimentos do utilizador e transmite-os por Bluetooth para uma fonte externa que os processa.
Os dados transmitidos no formato OSC (Open Sound Control), podem ser usados em diversas aplicações de áudio tais como o Ableton ou Reaktor transformando-se em som ou em efeitos visuais ao ritmo dos movimentos.

Existe uma versão comercial com 21cm^3 a rondar os 1288 dólares (~1000€)
Link: Dodecaudion @Hedoco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s