Time: A pessoa do ano é … o robô Curiosity?



Após mais de um ano de viagem e 566 mil quilómetros percorridos, o popular veículo lançado para Marte ganha o destaque da revista Time com a sua nomeação para Personalidade do Ano. Esta nomeação surgiu na data de aniversário do lançamento da Curiosity para o espaço, no dia 26 de Novembro de 2011, com chegada ao planeta vermelho a 5 de Agosto de 2012.

O Rover Espacial alimentado por energia nuclear, já enviou mais de 23 mil fotografias do planeta vermelho e percorreu apenas 500 metros sobre rodas. As descobertas e os avanços científicos realizados através da pesquisa deste veículo em Marte, são um contributo suficientemente grandioso para a equipa da Time nomeá-lo para Pessoa do Ano , título que poderá disputar com outra no-persona, a partícula Boson de Higgs, descoberta pelo LHC cujo estatuto perante esta partícula poderia ser considerado semelhante às descobertas do Rover de Marte, no entanto este não foi nomeado.

Do topo da lista em votação aberta ao público no site da revista internacional fazem parte os reconhecidos nomes da política americana Barack Obama, Hillary Clinton, Bill Clinton. No ramo desportivo pode-se encontrar o homem que saltou do limiar do espaço Felix Baumgartner, a ginasta olímpica de duplo ouro Gabrielle (Gabby) Douglas e o mais galardoado desportista de sempre Michael Phelps. Na mesma lista também está presente o popular comediante Jon Stewart, o cantor Pop do momento Psy e as controversas Pussy Riot.

Entre os mais votados pelo público, destaca-se a impressionante história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, cujo protesto pelo acesso à educação no Paquistão, interdito às mulheres, tornou-a num alvo a abater pelos extremistas locais. Durante um atentado, esta acabou ferida com gravidade após levar um tiro na cabeça. O atentado gerou manifestações da comunidade local, destaque pelos principais media paquistaneses e provocou reacções de poderosos nomes da comunidade internacional: Obama, Hilary, Laura Bush, Madonna, Selena Gomez, o Sul Africano Nobel da Paz Desmond Tutu, o Sul-Coreano e secretário da ONU Ban Ki-moon e o actual presidente do Paquistão Asif Ali Zardari. Os autores pelo atentado foram identificados e punidos, numa acção que poderá ter posto um ponto final ao terrorismo contra a liberdade de expressão das mulheres daquele país.

As votações para a personalidade do ano a Time terminam dia 12 de Dezembro. O vencedor será anunciado apenas dia 14 e será capa da revista do mês, com data de chegada às bancas a 21 de Dezembro, e podem ser realizadas através do site seguinte: Time: Person of The Year 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s