[NASA] Mapa Mundo Nocturno Mostra Actividade Humana


NASA_World
A NASA divulgou algumas imagens de alta definição da iluminação nocturna do planeta Terra numa composição de imagens intitulada de “Berlinde” Preto (Black Marble).
Neste mapa mundo da noite, são facilmente visíveis diversos aspectos interessantes entre a quantidade de iluminação com o desenvolvimento das áreas em questão. Com alguma atenção, descobrem-se que nem todas as luzes têm origens em cidades, mas também a gigantes locais de exploração petrolífera, nos países do petróleo e luzes pertencentes a barcos de pesca ou grandes cruzeiros recreativos em pleno alto mar.
No continente australiano, as luzes no centro do continente correspondem a gigantes fogos selvagens, que varrem o mato descontroladamente. Os Himalaias são uma fronteira natural impedindo a progressão do desenvolvimento para o interior das enormes cordilheiras de neve.
As fronteiras políticas também têm impacto neste mapa mundo. Note-se o caso das relações da Coreia do Norte com a Coreia do Sul, onde a divisão entre os dois países é extremamente bem definida, devido à quase inexistente iluminação num dos países e grandes quantidades de luz do outro lado da fronteira.

Em Portugal também é visível um país a 3 velocidades. Muita iluminação no Litoral Norte e Algarve Sul, quantidades razoáveis de luz nocturna no Interior Centro e Norte, e uma zona quase sem poluição luminosa pertencente ao Alentejo e Algarve Norte.

NASA_INDIA_Himalaias
NASA_OIL_Explorations
NASA_Australia_wild_fires
NASA_Europe
NASA_Portugal

Links: NASA | Mapa Mundo HD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s