Estradas do Futuro Brilham à Noite


estrada_brilho

Um estúdio de design holandês, Studio Roosegaarde e o grupo de manutenção de infraestruturas Heijmans estão a cooperar no desenvolvimento de um novo conceito para as estradas do futuro.

No design as linhas da estrada são pintadas com tintas fotoluminescentes. Estas são recarregadas pelo Sol durante o dia e brilham até 10 horas noite dentro, aumentando a segurança dos veículos que circulam na via.

No caso da descida da temperatura para temperaturas negativas com probabilidade de formação de gelo, ou queda de neve, diversos padrões luminosos impressos na estrada iluminam-se para avisar os condutores do perigo.

Outra das ideias presentes no conceito está na implementação de iluminação inteligente, que se liga e desliga consoante a passagem dos veículos, poupando assim energia. Nas bermas da estrada serão aplicados milhares de pequenos geradores eólicos que aproveitam as correntes de ar geradas pela passagem de veículos.

Os veículos eléctricos não são esquecidos. Existe no projecto a possibilidade de criação de um piso indutivo, capaz de recarregar as baterias do automóvel quando este usa essa via.

Todas estas ideias são interessantes, mas no mundo real nem tudo funciona como é previsto e tudo tem o seu custo e/ou limite.
Resta saber se este conceito terá futuro nas principais vias rodoviárias ou apenas nos locais de maior perigo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s