Volvo Testa Alerta de Colisão e Travões de Emergência


volvo-trucks-emergency-brakes-system

Os choques com a traseira de um veículo representa uma amostra significativa dos acidentes rodoviários. Quando o responsável pelo choque traseiro é um veículo pesado, a probabilidade de resultarem vitimas desse acidente aumenta consideravelmente.

Depois dos veículos sem condutor testados pela Volvo nas imediações de Barcelona, chegou a vez da criação de um sistema de Alerta de Colisão com Travões de Emergência para avisar o condutor de um camião em trajectória de colisão com outro veículo.

O sistema combina um radar e uma câmara para a identificação e monitorização dos veículos à frente do camião. Num cenário de aproximação a um veículo em rota de colisão, o sistema emite um som de aviso, acciona as luzes de aviso no painel do condutor e trava ligeiramente para reduzir a velocidade.
Se o condutor não reagir após o primeiro aviso, isto é, se não tocar no travão até evitar o choque ou se não se desviar da rota de colisão, são accionados os travões de emergência que param imediatamente o veículo.

Para os veículos à retaguarda do camião não chocarem com este, durante o processo de travagem os condutores são avisados através de luzes intermitentes de aviso de paragem.

Este sistema foi aplicado nos Volvo FH Series, mas deverá migrar para outros modelos, até porque em 2015 os sistemas de travagem de emergência serão obrigatórios por lei na Europa.

Testes em circuito fechado

Animação Informativa sobre o Sistema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s