SuperBaterias: 1000x + Rápidas, 30x + Pequenas e Potentes


supercondensador
Carregar completamente a bateria do telemóvel em poucos segundos não é ficção cientifica, mas um futuro próximo dos dispositivos electrónicos móveis.

A descoberta de novos tipos de Supercondensadores de energia estão na moda e prometem melhorar a vida útil dos dispositivos portáteis.
Na Universidade do Illinois foi desenvolvida uma micro-bateria de carga 1000 vezes mais rápida que as baterias actuais.
Este prodígio da tecnologia tem por base um projecto liderado pelo Professor de Ciência Mecânica e Engenharia William P. King, no qual foi criado um cátodo de carga energética rápida, através de uma microestrutura 3D. Este dispositivo serviu como base de partida na criação das novas baterias.

A carga rápida não é a única vantagem da nova técnica para construção de baterias. Estas baterias serão 30 vezes mais pequenas, e podem multiplicar a potência de transmissão dos dispositivos móveis também por 30.

Segundo os investigadores, as novas baterias vão revolucionar todos os produtos tecnológicos nas mais diversas áreas. Desde o material médico, aos dispositivos de transmissão sem fios, ou seja, onde quer que existam baterias, poderão surgir novos dispositivos com as mesmas capacidades, mas de tamanho muito mais reduzido.

Tal como outras tecnologias, estas baterias ainda têm um longo caminho até chegar ao mercado. No entanto, a investigação para reduzir os custos de produção das baterias de nova geração já foi iniciada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s