Samsung prepara 5G até 2020


Samsung Electronics posts all-time high sales in Q4
As velocidades de transferência de dados sem fios nos telefones inteligentes têm crescido exponencialmente desde o aparecimento da norma 4G/LTE, mas os actuais 75Mb/s poderão ser brevemente ultrapassados e substituídos por velocidades na ordem dos gigabits por segundo com a norma 5G.
Em testes recentes da Samsung, foram realizadas com sucesso transferências de dados de 1Gb/s, resultado da aglomeração de nada menos que 64 antenas a frequências de 5GHz. A Samsung acredita na disponibilidade desta tecnologia até o ano 2020.

A Samsung não é a única marca a preparar o 5G. A NTT DoCoMo também realizou recentemente testes semelhantes na frequência de 11GHz com espectro de 400Mhz, 24 antenas em paralelo, atingindo velocidades de transferência até 10Gb/s.

Tal como acontece com o 4G, as redes de alta velocidade 5G vão por si só reduzir o tempo útil das baterias dos dispositivos móveis, exigindo simultâneamente grandes velocidades de leitura e escrita de dados nestes aparelhos, velocidades essas que actualmente ainda não são viáveis.
Esperemos que até 2020, seja efectuada uma tão desejada revolução a nível das baterias, para tirarmos o máximo proveito do que a tecnologia nos poderá oferecer.

Serão realmente necessárias velocidades desta ordem para uso pessoal, ou estaremos a desviar-nos da linha entre o necessário e o ridículo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s