Criado Disco Óptico 5D de 360 Terabytes


5D_360TB_glass_disc

Guardar dados em mais de 3 dimensões tem se tornado numa obsessão para os grandes fabricantes de dispositivos de memória, mas a próxima revolução nesta área, poderá estar mais próxima do que se imagina.
A próxima geração de discos ópticos que nos farão olhar para os CD’s e DVDs e Blueray da mesma forma como vemos actualmente os discos de Vinil, já foi recriada e usa 5 Dimensões (ou Propriedades) para armazenar dados. Às 3 dimensões típicas de posicionamento, é acrescentada uma quarta dimensão relativa à orientação axial e uma quinta dimensão relativa a uma propriedade da refracção da luz, chamada de Birrefringência. Com estas 5 dimensões foi possível criar um disco de vidro com capacidade de armazenar 360TB de dados. O disco suporta temperaturas até 1000ºC e ao invés de outros suportes de media, este não se deteriora com o tempo.

A Birrefringência é uma propriedade de alguns cristais, responsável por originar uma dupla refracção da luz, consoante a sua velocidade e direcção, tal como se pode observar na imagem seguinte:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s