Perigo, aprenda a conduzir com Gelo na estrada


Chegado o Inverno é essencial ter atenção redobrada para prevenir determinadas situações. O gelo é a maior causa de acidentes nesta altura do ano. Deixo algumas dicas que podem evitar a perda de controle do veículo, em momentos críticos.

1. Prestar atenção ao piso da estrada
Por vezes é fácil identificar se existe ou não gelo na estrada. O aspecto branco do asfalto, ou um reflexo consistente, como se o chão estivesse encerado, são elementos a ter em atenção.

2. Reduzir a velocidade usando o motor
Em cima de gelo não se usa o travão, em vez disso deve-se reduzir a velocidade com o motor, usando a embraiagem e ligeiramente o acelerador na redução das mudanças para não haver alterações súbitas da rotação das rodas. Travar em cima de gelo é sinonimo de despiste iminente.

3. Acelerar suavemente
Assim como travar, a aceleração deve ser feita gradualmente.
A aceleração excessiva pode provocar a perda imediata de aderência, sem aderência o carro começa imediatamente a deslizar e nunca se sabe onde pode ir parar.

4. Andar devagar e virar suavemente
A velocidade reduzida é por si só uma grande fonte de segurança, mas saber usar a direcção também é importante.

5. Pneus com menor pressão, têm mais aderência:
Para curtas viagens, em que exista grande probabilidade de “pisar gelo”, deve-se evitar ter os pneus muito cheios.

6. Evitar estradas com muita inclinação
Devem se evitar os percursos com estradas muito inclinadas. É preferível fazer mais uns quilómetros, do que entrar numa via onde podemos ficar presos, sem saída, ou que coloque em risco a nossa segurança.

7. Aumentar a distância de segurança
Se com chuva é necessário aumentar a distância de segurança, com gelo esta deve ser ainda maior, sempre a velocidades reduzidas.

8. Andar em estradas com mais movimento
Se pensam as estradas com menos movimento são mais seguras, estão enganados. As vias com mais movimento, têm mais hipótese de derreter a camada de gelo na estrada. Nas autoestradas, ou estradas com duas ou mais vias no mesmo sentido, deve-se evitar a via da esquerda, uma vez que esta é menos usada, e portanto, o gelo é sempre mais perigoso nessa via.

9. Ter o depósito com algum combustível
Pode acontecer que devido ao gelo ou neve, o veículo fique bloqueado. É imprescindível que este tenha combustível suficiente para o caso de ser necessário manter o veículo a trabalhar, com aquecimento ligado.

10. Em perda, o volante “funciona”
Quando se entra em deslize em cima de gelo, o carro pode começar a rodopiar ligeiramente e a direcção deixa de responder. Nesta situação é importante manter as rodas dianteiras alinhadas na direcção em que o veículo desliza, para que assim que entre em contacto com piso aderente, se possa recuperar rapidamente a direcção do veículo. Esta dica é extremamente importante, mas requer alguma calma e capacidade do condutor para saber qual direcção actual das rodas durante o deslize.

11. Usar a aceleração e marcha-atrás, para guiar o deslize do veiculo
É possível desviar ligeiramente a trajectória de um veículo em perda, usando apenas o acelerador e as mudanças, desde que essa aceleração não seja no sentido inverso ao deslize do veículo. Apesar de este método ser eficaz, é também perigoso, e só deve ser usado como ultimo recurso e por condutores experientes.

Deixo alguns vídeos, para que possam avaliar o que cada condutor fez de bem ou de mal. Lembrem-se que o tamanho do veículo não importa. O gelo faz deslizar todo e qualquer veículo que passe em cima dele.
(Tenham atenção ao volume do áudio no vídeo seguinte)

2 thoughts on “Perigo, aprenda a conduzir com Gelo na estrada

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e sucesso

  2. Muito obrigado pela força.
    Comentários positivos ou mesmo criticas construtivas são sempre bem vindas.
    Sem vocês (leitores) este blog não tinha qualquer sentido.

    Abraço

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