[Rumor] Instagram pode Vender Fotos de Utilizadores? (R: Não)


instagram-android_1
O Instagram alterou os Termos de Serviço, adicionando uma alínea que provocou o pânico entre os utilizadores da gigante rede de partilha de imagens.

Nos novos termos está escrito o seguinte no Ponto 2 dos Direitos dos T.S.:

“(…)Para nos ajudar a oferecer conteúdos pagos ou patrocinados ou promoções interessantes, o utilizador concorda que uma empresa ou outra entidade pode pagar-nos para disponibilizarmos o teu nome de utilizador, imagem, fotos (juntamente com todos os meta-dados associados), e / ou acções que praticas, em conexão com conteúdo patrocinado ou promoções, sem qualquer compensação para ti.(…)”

O Instagram não pode “vender” conteúdos privados, pode sim ser pago por empresas ou através de quaisquer meios de publicidade para mostrar conteúdos teus de uma forma “social”, no mesmo sentido em que as tuas fotos podem aparecer nos sites onde fazes “like” através do Facebook.

Na realidade, o Instagram como qualquer rede social, sempre teve acesso aos conteúdos do utilizador. Se pensares no facto de cada vez que alguém pretende ver uma imagem tua, esta tem de ser copiada de um servidor para o navegador de um computador ou outro gadget privado, depressa descobres que isto só acontece porque o Instagram pode “usar” os conteúdos dos seus utilizadores, é este o princípio de qualquer rede social.

No entanto, em fase alguma o Instagram ou até mesmo o Facebook têm direito a alterar os conteúdos dos utilizadores, ou usar as imagens para proveito próprio, excepto quando estas são usadas de forma “social”.

Dou como exemplo as aplicações e jogos do Facebook. Nestas surgem constantemente fotos de pessoas da nossa rede que nunca deram permissão para essas aplicações usarem as suas fotos de perfil e respectivos nomes, no entanto estes são usados sempre que um dos seus amigos adira à aplicação.

Para acalmar os “utilizadores em fuga”, Kevin Systrom co-fundador do Instagram, criou um artigo no blogue da rede social para justificar estas alterações nos termos de serviço, onde escreveu sobre os direitos de autor:
“Os utilizadores do Instagram detêm os direitos sobre o seu conteúdo, e o Instagram não reclama nenhuns direitos de autor sobre as suas fotos. Nada disso mudou. Nós respeitamos os artistas criativos e semelhantes, que colocam o seu coração na criação de belas fotos, e nós respeitamos que as tuas fotos são as tuas fotos. Ponto.”

Sobre os direitos de Privacidade o mesmo acrescenta. “Se tu colocares as tuas fotos como privadas, o Instagram apenas partilha as tuas fotos com as pessoas que tu aprovas-te para te seguirem.”

Confusos? Não fiquem.
Resumindo:
O Instagram não pode vender as fotos dos utilizadores e muito menos modificá-las.

UPDATE: Apesar de as intenções iniciais serem diferentes, os responsáveis pela rede de partilha de imagens negaram a possibilidade de virem a usar fotos dos seus utilizadores em publicidades.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.